Os irmãos Cosme, Damião e o pequeno e levado Doum descobrem a capoeira nos encontros com Pererê e com a índia Potyra e outros seres lendários da cultura cabocla, negra e indígena. Com os gêmeos Ira e Iraê e a inseparável cobrinha, vão ao encontro do grande guerreiro Guiriri, ou Ogum Rompe Mata, capaz de ajudá-los a combater Arokô e aqueles que fizeram a Mãe Terra tremer. A batalha é árdua e a estratégia deve ser poderosa.
A capoeira tem o poder de falar com todas as pessoas. Toca um canto escondido no coração de cada um. Uma luta, uma dança, um jogo. A capoeira é livre pois não aceita definição alguma. Ela é arredia e ao mesmo tempo é mãe. Recebe, aceita e exalta as diferenças de seus filhos, todos fruto da semente de seu corpo intocável, invisível, e ainda assim, tão profundamente, presente na alma daqueles que aceitam conhecê-la de coração aberto. Para os que só querem usá-la como arma, a vaidade funciona como uma cortina negra. Não os deixa perceber essa magia. Essa chama que acende no peito de um capoeira quando ele se ajoelha a frente de um berimbau e entoa o seu canto de guerra.
Está disponível online a narração da história pela própria autora e os cantos de capoeira, com a participação do percussionista Dalua.
Autores: Erika Balbino
Ilustradores: Alexandre Keto
Material Adicional: Áudios online - Não acompanha CD
A Livraria Aláfia tem como principal missão disseminar o conhecimento das múltiplas matrizes que formam nossas principais religiões tradicionais. Buscamos instigar a procura das origens, das práticas e dos rituais presentes em tais religiões, descortinando universo rico de manifestações plurais de nossas identidades como brasileiros. Além disso, procuramos diversificar nossos produtos a fim de oferecer uma experiência profunda de autoconhecimento.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade